"If your pictures aren't good enough, you aren't close enough."
As palavras pertencem a Robert Capa, um dos mais conhecidos fotojornalistas de sempre e uma das minhas principais inspirações.
Eu, neste momento, tenho fotografado pessoas. Não é fácil mas quando no final do dia conseguimos uma fotografia como esta... é uma sensação de felicidade difícil de explicar.
Acreditem, se querem dar um passo em frente na qualidade e no estilo da vossa fotografia, arrisquem mais.
Vale a pena!
Adoro fotografias de pessoas. Fotógrafo poucas,porque não tenho máquina capaz.
ResponderEliminarAdorei a tua foto! Foto de MESTRE!
Beijinhos.
Eu também tiro fotos de pessoas com uma máquina mais pequena! Arrisca. Podes fazê-lo com qualquer máquina.
EliminarObrigado pelas palavras :)
Beijinhos
Realmente, Maravilhosa!!
ResponderEliminarbeijinhos
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Obrigado, Cidália!
EliminarBeijinhos
Vou experimentar.
ResponderEliminarEu que sou um trambolho a fotografar.
Aquele abraço, bfds
Experimente, Pedro. A proximidade é uma mais-valia indiscutível.
EliminarAbraço
Não tenho máquina, apenas telemóvel com o qual vou tirando algumas. Longe vão os tempos que fotografava de verdade e esse "espólio" está nas mãos das filhas. Prefiro ver fotos como esta e outras que nos apresentas, assim como de muitos que existe neste mundo de cabos.
ResponderEliminarEsta dá vontade de perguntar...leva sardinhas ou carapaus? Está linda e o sujeito parece um manequim.
Parabéns e continua com esta tua arte.
Beijocas e um bom dia
Fatyly, neste caso levava camarão! :)
EliminarObrigado pelas palavras de encorajamento. A fotografia é uma paixão e é certamente para continuar!
Beijinhos
Fotografar é uma arte e como tal deve ser encarado.
ResponderEliminarBom fim de semana, Carpe.
Abraço
Estou completamente de acordo, caro Observador!
EliminarUm abraço
ResponderEliminarFotografar pessoas é um assunto muito complicado e delicado! Não estou a falar em técnicas nem em equipamentos... nada disso pois de fotografia não percebo praticamente nada. Deixo-me apenas orientar pelo meu gosto estético e fico-me por aí.
Digo que é complicado porque ao fotografar-se alguém, com o intuito de publicar essas fotografias, isso pode transformar-se num incómodo ou até num busilis legal. Não conheço o que a legislação prevê nesse sentido (apelo ao nosso amigo Pedro para me esclarecer neste sentido) mas imagina que alguém se sente incomodado, ou prejudicado, com a exposição da sua imagem?
Deixo-te esta questão.
Beijinhos com Kodak Color
(^^)
Olá Afrodite,
EliminarLevantas questões importantes que eu, enquanto aspirante a fotógrafo profissional me coloco todos os dias. Fotografar pessoas não se trata de invadir deliberadamente a privacidade de alguém. Não se trata de incomodar ou perturbar. Antes pelo contrário. A beleza de fotografar pessoas passa por captar aqueles detalhes quotidianos que mostram que cada um de nós é especial. Eu, por exemplo, tenho várias regras quando fotografo pessoas. Não se trata, apenas, de apontar a máquina e tirar a fotografia. Por exemplo, não fotografo crianças. Nem fotografo directamente a cara das pessoas. Há excepções quando se tratam de modelos ou marinheiros, como no caso da fotografia do post. Aí é um pouco diferente.
Por outro lado, na esmagadora maioria dos casos, eu procuro criar fotografias a preto e branco, o que na minha opinião, protegem ainda mais a privacidade das pessoas. Para concluir, se eu fotografar alguém e essa pessoa não quiser ser fotografada, eu apago imediatamente a imagem e a vida continua! Sem qualquer drama!
Agora, apenas um aparte. Quando ando pela cidade à procura das melhores imagens também reparo que há pessoas que gostam de ser fotografadas. Não sei explicar o porquê. Gostam, simplesmente. Houve casos, até, em que ao ver a máquina fotográfica, fazem pose! :)
São pedaços de vida, sem dúvida especiais!
Beijinhos