quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dicas de Fotografia 1.4

Hoje, voltamos um pouco atrás para aprofundar um pouco mais o tema da composição.

É fundamental conseguir um enquadramento criativo para as nossas fotografias. Fugir à norma, ao que se vê por aí é absolutamente essencial.

1. Simplicidade. Antes duas fotografias diferentes com detalhes distintos do que uma fotografia onde não se percebe o tema. Menos é definitivamente mais. 

2. Define claramente o que vai ser o centro das atenções na tua fotografia. E não te desvies do teu objectivo.

3. Tens dificuldades em isolar o teu tema para a fotografia?  Usa e "abusa" do Zoom. Aproxima-te mais, aproxima mais a lente e aprofunda o que queres fotografar.

4. Evita os detalhes desnecessários nos cantos da fotografia que só vão desviar as atenções.

5. Aperfeiçoa o que tens no ecrã antes de fotografar. Desvia-te para um lado ou para o outro. Experimenta fotografar mais alto ou mais perto do chão. Muda a perspectiva e terás uma fotografia única.



12 comentários:

  1. Dicas que me vão dar um jeitão, se as conseguir seguir.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Fantástica esta tua ideia de nos ensinar o B A = BÁ, da técnica fotográfica, Carpe!
    O ponto 4 é onde eu mais peco. Vou já copiar tudinho, para não me esquecer.
    Obrigada!
    A tua fotografia do carro eléctrico está soberba!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é partilhar, Janita! Fico feliz por gostares da ideia!
      Obrigado pelas tuas palavras simpáticas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bem preciso de aprender porque sou um trambolho!!
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  4. Gostava tanto de perceber mais um bocadinho de fotografia :)
    beijos***

    ResponderEliminar
  5. Gostei dos conselhos e muito desta fotografia

    ResponderEliminar
  6. E quando esses detalhes desnecessários do ponto 4... apenas me saltam à vista depois de ter tirado a foto... e eu só reparo na edição da mesma, fico para lá de furibunda comigo mesma... quando os mesmos chegam a comprometer a própria fotografia...
    Excelentes dicas, Carpe!
    E adorei a fotografia! Tenho que aprender mais sobre essa técnica do cut-out, que aprecio imenso!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar