terça-feira, 24 de setembro de 2013

Gaiola Dourada

Foi no último fim-de-semana que tive a oportunidade de ver este filme.
Depois de tanta divulgação e depois de ler tantos posts (positivos e outros nem tanto...), tinha mesmo de o ver e tirar as dúvidas.

Vi-o sem quaisquer expectativas. Não quis ver o trailer. Nada.
E posso dizer que o filme surpreendeu-me. Um filme que retrata na perfeição o que foram as vivências, as inseguranças, as esperanças e os momentos menos bons dos nossos imigrantes em França.
Poder-se-á dizer que já não vamos para França para fazer exactamente esse tipo de trabalho. Sim, concordo. 
Mas o mais importante são as emoções que o filme provoca. As lembranças de casa, as pequenas coisas que trazem as recordações, como uma fotografia antiga, um cachecol do Benfica ou a bandeira de Portugal.
O estarmos longe de casa não quer dizer que a esqueçamos. E por melhor que estejamos adaptados a um outro país, a palavra "Portugal", tem sempre uma sonoridade particular!

E digo-vos hoje isto, porque hoje estou em Portugal, mas penso no futuro próximo estar a trabalhar no estrangeiro. Mas o sentimento será sempre este! 






7 comentários:

  1. Eu sabia que ias gostar! Eu adorei ri, chorei durante a "cena do Fado", adorei todos os pormenores tão portugueses que não foram esquecidos, nem tratados de uma forma banal ou de gozo... É um filme sobre tugas, para Tugas no bom sentido da palavra ser Português:)

    Vi e recomendo-o a todos os Portugueses*

    ResponderEliminar
  2. Foi precisamente isso tudo que senti ao ver o filme.
    É tudo muito simples mas muito verdadeiro, começando no seu jovem realizador que se baseou na vida profissional dos pais em Paris.

    ResponderEliminar
  3. Está tudo dito sobre o filme, estão todos de parabéns. Eu também gostei de tudo. Atores, realização, detalhes deliciosos...nunca caindo no ridículo da caricatura! Adorei, já recomendei e continuarei a recomendar!
    E num filme assim conseguirem fazer-me ficar com pele de galinha (n'o Fado)...não é para todos!

    jinhosssssss

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi o filme. Ma já ouvi falar muito dele e da forma genuina como retrata a vida de muitos emigrantes portugueses. Estou curiosa para ver .

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Retrata a nossa alma, a capacidade de sermos os mais alegres e os mais melancólicos, também gostei muito. :)
    Boa sorte nesse novo caminho que se avizinha na tua vida.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi...mas só tenho ouvido dizer bem...!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito. Concordo com o que disseste. E espero que o que o futuro te reserva seja algo muito bom, mesmo que não seja por cá. :)
    beijinho

    ResponderEliminar