terça-feira, 15 de setembro de 2015

# Fotografia. Qual a melhor máquina?

A pedido da Miss B., hoje escrevo sobre uma das minhas paixões: máquinas fotográficas.

Dividem-se entre Compactas, Híbridas e Reflex

1. Compactas: as mais práticas, modos automáticos adaptados a várias situações e mais leves. São as chamadas "point and shoot", ou seja, apontar e clicar. Ideais para quem está a começar.

2. Híbridas (ou Bridge): Para quem quer aprender um pouco mais da técnica fotográfica. Melhor qualidade de imagem e permitem controlar o zoom, a abertura da lente, a sensibilidade à Luz (ISO) e a própria velocidade, embora sem os recursos das máquinas profissionais.

3. Mirrorless: são máquinas com corpo de compactas aliadas a alguns recursos das profissionais, entre os quais as lentes que podem ser trocadas.

4. Reflex: São as máquinas profissionais. Dividem-se em: de entrada, semi-profissionais e as profissionais.
Permitem uma qualidade de imagem sem igual, além de ser possível comprar outras lentes para usar na máquina. São mais pesadas e um pouco mais difíceis de transportar mas a qualidade que proporcionam é incomparável.

____________________________

O que comprar?

Fotografar não se trata de quem gasta mais dinheiro. Pelo contrário, a fotografia tem tudo a ver com os sentimentos. Os nossos e os de quem fotografamos. Isso é o essencial. Podemos tirar óptimas fotografias com uma compacta. Errando e não baixando os braços é que aprendemos algo sobre a fotografia. Com o passar do tempo e com a experiência podemos dar o salto para outras máquinas e outros desafios. Foi esse o meu caso.

E estou feliz por tê-lo feito!
Espero que tenham gostado do post!




13 comentários:

  1. Eu gostei :) Obrigada Carpe...
    A minha duvida era realmente nas reflex... é que ando a pensar dar a mim própria neste Natal uma maquina melhorzinha, que a que tenho é compacta. Dá imenso jeito, mas está na altura de avançar mais um pouco.
    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Eu cá gostei muito. Admito que não percebo muito de máq.fot. As duas que tenho foram oferecidas. Tento fotografar com as emoções e não com técnica. Porque da técnica de fotografar nada percebo. Confio em gente que sabe e muito desta arte. E oh se existem belas fotos por aí. Inspiradoras.

    Beijinho, Carpe. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua "aula".
    Continuo com uma compacta. Não percebo nada de técnica. Fotografo com o coração.
    A minha compacta é uma Canon PowerShot SX230 HS.
    Confusa de mais para mim, pois só consigo fotografar no modo automático. Para poder usar o manual precisava de aulas.
    Já tentei ler o manual e desisti.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Sempre pronta para nos oferecer o melhor! Adorei
    Beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nos dias que correm é mais telemóveis e selfies.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. É sempre bom saber. Gostei da "aula" :).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não percebo nada do assunto, Carpe. Consigo, no entanto, interiorizar que '(...) a fotografia tem tudo a ver com os sentimentos. Os nossos e os de quem fotografamos'.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Gostei, sim. A minha é utilizada como compacta, mas deve ter algumas possibilidades de hibrida - tenho de ler o Manual...

    ResponderEliminar
  9. Quem me tira a minha Nikon, tira-me tudo! Mas por vezes também fotografo com o telemóvel porque a máquina é pesada e não anda comigo todos os dias.

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas!! ;) Mas de facto concordo com o que alguns já disseram em cima... hoje em dia os telemoveis estão a tirar um pouco o "protagonismo" às máquinas fotográficas... :( Embora não seja de todo a mesma coisa.... e falo com culpa... pois a maior parte das fotos que tirei quando fui agora a Portugal acabaram por ser com o telemovel... :( culpa do vicio do Instagram!! :P lolol Mas houve uma dia que fui visitar Lisboa e não abri mão da minha Canon!! ;) São paixões... :)
    Estou de regresso!!
    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
  11. Ui, que vergonha!
    Não percebo nada acerca das ditas, pelo que o teu post é uma mais valia para os ignorantes como eu.
    A minha habilidade é tanta que tiro fotografias, """"lindíssimas"""", apenas com o smartphone.:))

    Beijinho, Carpe.

    ResponderEliminar
  12. Também permaneço fiel, à minha compacta... também não entendendo muito de técnicas... e fotografando mais pelo instinto...
    De qualquer forma um post bem esclarecedor, por aqui, que adorei!
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar